segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Viúva-negra a aranha perigosa.


A viúva-negra com seu casulo.

A diferença entre o macho e a fêmea.



Observem a mancha vermelha em seu abdomem


Viúva-negra


Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneida
Família: Theridiidae
Género: Cosmopolita
Espécie: Latrodectus
Sub espécie: 'L. mactans'

A viúva-negra é uma espécie de aranha, distribuída por toda a América, no Brasil pode ser encontradas na parte litorânea, geralmente em praias pouco frequentadas, em destaque a Bahía de Guanabara.
Seu nome provém a morte do macho após sua cópula, e assim é chamada de Viúva-negra. Durante a cópula o macho introduz sua genitália, que após fecundar a fêmea, com movimentos bruscos, o macho quebra sua genitália, dentro da fêmea, para a não perpetuação de outros machos diante da fêmea, asssim ele sofre hemorragia e é devorado pela fêmea.
Após a cópula a fêmea deposita os ovos no casulo; que é maior que seu corpo, onde podera nascer dezenas de filhotes.
Alimentam-se de pequenos insetos, que são presos a sua teia, pelas vibrações, e procuram tecer sua teias em lugares úmidos e escuros.


Ataque ao homem?
Geralmente as aranhas se escondem dentro dos casulos, só atacam ao homem, quando são ameaçadas, e podem causar a morte, se a pessoa não for rapidamente tratada.

Como diferencio "elas" de outras aranhas?
A fêmea pode ter até 1,2 cm de comprimento e o macho é um pouco menor, geralmente são de coloração negra brilhantes e na parte superior do abdomen, localiza uma mancha vermelha que é fácil de ser avistada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário