segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Calopsitas, a ave amiga do homem!


Várias Calopsitas selvagens


Calopsita selvagem em seu ninho em uma árvore



Calopsita doméstica

Filhotes


Calopsita criada em gaiola



Reino: Animmalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psitaciformes
Família: Psittacidae
Genêro: Nymphicus
Espécie: N. hollandicus


A Calopsita é uma ave natural da Aústralia, mas é comercialiazada em todo mundo, como uma ave ornamental, e dócil com os humanos. Sua Plumagem pode variar de um exemplar á outro (cinza,branca,amarela...entre outras), mas normalmente possuem uma mancha com forma redonda na parte da cabeça de cor alaranjada. O comprimento médio é de 30 cm, e emitem um som alto e se for incentivada pelo homem, podem vir a emitir som de assobios e da própria fala humana.
Podem viver até 25 anos, se forem tratadas adequadamente. Sua alimentação pode ser a base de frutas e legumes; como: maça, banana, milho cozido, verduras e de sementes como o girassol, mas como esse tipo de semente é bastante gordurosa é necessário ter em sua gaiola, puleiros que os exercitem ou espaço para voar e se deslocar para gastar esta energia.
A reprodução pode ser feita em qualquer parte do ano, em média 3 criações é aconselhavel ser feita durante um ano, pois geram stress aos animais. A Incubação pode demorar de 17 á 22 dias, e com oito semanas de vida ou quando estiverem se alimentando sozinhos, podem ser separados dos pais. Para a reprodução é necessário um ninho do tipo de caixa, retangular de madeira com aproximadamente 30 cm, lembrando que o macho e a fêmea vão chocar os ovos.
Já na natureza, costumam reproduzir em épocas chuvosas, graças a quantidade de comida que aumentara com a água, e procuram fazer seus ninhos nos eucaliptos em buracos.

Como diferencio o macho da fêmea?
É trabalhoso, mas geralmente as fêmeas quase não fazem muito barulho a não ser assobiar e na região da cabeça sua mancha alaranjada é mais clara.

Ataque ao homem?
É normal de se tomar bicadas desses tipos de passáro, quando não são totalmente doceis, geralmente na época de reprodução eles ficam com mais stress, e as vezes acabam dando bicadas para tentar desaproximar o homem de suas crias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário