domingo, 17 de janeiro de 2010

Pinguim, a ave resistente ao frio!


Pinguim rei


Ninho com um ovo


Pinguins que são capturados nas praias



Pinguim-imperador



Outras espécie de pinguim

PINGUIM

Classificação
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Spheniscidae

O pinguim é uma ave, não voadora, adaptadas a ambientes marinhos e a temperaturas muito baixa, são ótimos nadadores, podendo chegar a 45km/h, na terra usam as asas e a cauda para manter o equilibrio. Podem chegar a 1,22 m e pesar até 37 kg.
Possuem uma camada isolante, que ajuda a manter a temperatura corpórea. E no caso da temperatura estar rigorosamente baixa, eles se juntam com outras dezenas, e fazem uma rotação de quem está em volta do grupo, para seu interior, para se aquecer com mais intensidade e em geral são encontrados na Antárctica ou em locais onde a temperatura é muito baixa (hemisfério Sul).
Se alimentam principalmente dos peixes, mas em alguns casos de plâncton e cefalópodes e são predados por orcas,tubarões e focas. Vivem em média 35 anos.
A reprodução pode variar de espécie a espécie, com períodos férteis para todo ano ou em certas épocas. Após a fêmea colocar os avos, o macho se coloca sobre o ovo, para o manter quente, enquanto isso a fêmea caminha em busca do alimento, quando o filhote nasce os papéis se invertem e a fêmea fica cuidando do filhote enquanto o macho vai a procura de alimento.

Curiosidades
O pinguim não tem pêlos, e sim penas.
Aparecem nas praias brasileiras, porque entram na rota maritima, e quando chegam aqui, ja estão com baixo peso e cansados, o que necessita de um acompanhamento de biológos, que os pegam para deixa-los pronto para serem soltos novamente ao habitat natural.

Ataque ao homem?
Os pinguins geralmente são mansos, mas só vão atacar ao homem se ele chegar perto de seus ovos ou filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário