segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Joaninhas.


Joaninhas se alimentando de outros insetos menores


Sua coloração pode variar de um vermelho á um alaranjado.



Observem seu tamanho diante de uma margarida.



Classificação

Reino: Animmalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Coccinellidae

As joaninhas possuem corpo semi-esférico, cabeça pequena, 6 patas curtas e asas membranosas desenvolvidas, protegida por uma carapaça quitinosa, que geralmente possuem cores brilhantes como o avermelhado e alaranjado, duas antenas com função sensorial; procurar alimentos, parceiros para reprodução, localização espacial, entre outros... Podem medir de 1 a 10 milímetros de comprimento, vivem em média de 3 até 9 meses.
Sua fase começa quando os ovos se eclodem em cerca de 1 semana, passando para a larval que dura em média 3 semanas, as larvas geralmente possuem espinhos entre o corpo, além de ser achatado e longo, e logo se tornam pupas ( estagio imóvel, onde ela se fixa a algum material), saem da pupas se tornando joaninhas adultas prontas para procriação.
Sua alimentação varia moscas de frutas á áfideos, que são nocivos para as plantas, prejudicando as colheitas, assim a joaninha se torna um inseto benéfico aos agricultores.

Curiosidade para espantar o predador!
A joaninha usa uma técnica para esquivar seu predador. Ela se deita com o abdome para cima, libera um líquido com odor desagradável, fingindo-se de morta , e espanta o inimigo.
Além de sua cor vibrante, que para o inimigo, pode ser um aviso de toxidade ou gosto ruim.

Ataque ao homem?
Não ataca ao homem e nem lhe da ferroada quando se sente ameaçada, tanto é que na cultura popular a joaninha é motivo de sorte.

11 comentários: