Cavalo marinho se movimentando.
Um macho, liberando os filhotes de sua bolsa.
Cavalo marinho se fixando as plantas aquáticas.
Reino: Animmalia
Filo: Chordata
Classe: Osteichthyes
Subclasse: Actinopterygii
Ordem: Gasterosteiformes
Família: Syngnathidae
Genêro: Hippocampus
Obs: Como existe muitas espécies desse mesmo genêro, irei abordar de uma forma mais geral.
O cavalo marinho é um tipo de peixe, que vive em águas temperadas e tropicais. São muito confundidos com plantas marinhas do fundo do mar e podem mudar de cor, para se camuflar dos peixes que os predam, lembrando muito os aspectos dos camaleões. Movimentam-se na vertical, com suas barbatanas. Vivem em prondundidade de 8 á 45 metros e podem medir de 15 á 18 cm.
Sua alimentação é a base de minúsculos moluscos, plâncton e crústaceos. Ele não costuma ir atrás do alimento, mas se alimenta do que está em seu caminho com a ajuda de sua cauda longa que se fixa as algas.
A reprodução ocorre na primavera, e os ovos postos pela fêmea são introduzidos em uma bolsa localizada no macho, e logo são fecundados pelos espermatozoides do próprio macho, após dois meses os ovos eclodem e através de violentas contorções, vai expelindo os filhotes, que são extremamente frágeis a predadores marinhos.
Muitos apreciadores de aquarismo, obtém o cavalo marinho para embelezar e diversificar a vida naquele tipo de ambiente, que tenta imitar o fundo do mar.
Por que do nome cavalo marinho?
Seu nome é devido a sua cabeça que tem uma fisionomia igual a de um cavalo.
Origem do seu nome?
Seu nome Hippocampus, na mitologia grega eram os seres filhos de Poseidon, seres com partes superiores do seu corpo de Cavalo e inferiores de golfinho, que quase sempre guiava-o (Poseidon), por isso de seu nome científico.
Ataque ao homem?
Esse pequeno animal, vive em lugares onde o ser humano não costuma frequentar; fundo do mar; a não ser os mergulhadores,por isso não tem perigo nenhum ao homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário